bateria Náutica

Descubra a bateria certa para você!

Bateria náutica

Para garantir o bom funcionamento do motor, seja em um barco ou lancha, é necessário entender e identificar qual a melhor bateria náutica, quantos amperes ela necessita para o consumo de energia e qual a bateria ideal para a carga a bordo. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a escolher corretamente e evitar surpresas desagradáveis.

Bateria náutica e suas funções
A bateria náutica pode ter duas funções. A primeira é a partida no motor de embarcação, fornecendo uma alta corrente durante um curto intervalo de tempo. A segunda função é o serviço, utilizado para alimentar o funcionamento dos equipamentos e utilidades elétricas da embarcação, como iluminação, rádio, gps, bombas e outros tipos de consumo.

Barcos e Baterias
Para veleiros e lanchas que fazem passeios curtos perto da costa, uma bateria já é suficiente, desde que tenha a capacidade necessária e esteja em bom estado. Já os barcos que fazem travessias ou navegam em alto-mar devem ter uma bateria para cada motor, além de um banco de baterias para outros fins.

A quantidade de amperes é importante e deve ser medida baseada no tempo médio de uso diário em horas de cada equipamento elétrico a bordo, porém é aconselhável ter baterias com capacidade duas vezes e meia superior ao consumo estimado.

Cuidados com a bateria náutica
É aconselhável ligar o motor pelo menos uma vez por semana, pois a taxa natural de auto descarga mensal acontece devido a vários fatores, como temperatura ambiente elevada, alta umidade e tempo de uso da bateria.
É aconselhável fazer intervalos entre uma tentativa e outra de partida, pois esse período permite que a bateria náutica acumule energia suficiente para a próxima tentativa.
Só usar baterias náuticas, pois existem características necessárias que as baterias comuns não possuem, como maior controle de gases nocivos, maior resistência a temperaturas elevadas e menor taxa de auto descarga.
Baterias liberam gás hidrogênio, por isso é necessário instalar a bateria náutica em local ventilado e nunca recarregar com o barco fechado.
Para a recarga, o carregador deve estar desligado para conectar e desconectar a bateria.
Verifique mensalmente o nível de água das baterias de chumbo e não seladas.
A cada seis meses, cheque a tensão de saída do alternador ou carregador, pois se estiver alta danificará sua vida útil.

fale conosco

Email: contato@expressbaterias.com.br

redes socias

qual é a sua bateria?

horário de funcionamento

Lojas Físicas abertas das: 8:00 às 18:00
Atendimento 24h via delivery
Endereço loja matriz: Av. Maroquinha Ramos, 612 - Torre, João Pessoa - PB, 58040-270