fbpx

Dicas do que fazer quando O CARRO aquaplanar

Aquaplanagem é um assunto sério, que pode ocorrer em carros e motos. Só lembramos quando há chuvas, nessa época do ano principalmente.

 

Para quem não sabe a aquaplanagem é um efeito físico. A água como toda substância líquida, tem sua própria tensão superficial. Alguns insetos conseguem ficar de pé na água, pois suas patas tem menos área de contato que a tensão superficial da água. É possível diminuir a área de contato conforme aumenta a velocidade de um objeto. Você sente quando o volante perde o peso e o giro do carro aumenta.

Dica 1. Diminua a velocidade. Tire o pé (ou mão) do acelerador, mas não diminua a ponto de estar menor que 50% da velocidade da via, alguns motoristas conseguem sentir melhor a perda de contato com o asfalto e andam na velocidade da via. Se você estiver menos que 50% da via, além de estar cometendo uma infração, pode incidir em acidentes graves, pois o outro não terá nem tempo nem espaço para fazer algo. Diminua em torno de 30% da sua velocidade atual.

Dica 2. Nunca freie ou faça manobras defensivas ou bruscas. Se sentir que seu veículo não vira, desacelere. Mesmo usando os freios, seu veículo não terá contato com o asfalto, e qualquer manobra fará você rodar, e quando o pneu entrar em contato com o asfalto, poderá causar capotamentos.

Dica 3. Se seu veículo tiver ESP, ou controle de estabilidade, fique esperto. Se ver que a quantidade de chuva é grande, e a possibilidade de aquaplanagem é grande, é recomendável desligar o assistente. É a única situação em que o ESP atrapalha em vez de ajudar, pois ele freia automaticamente a roda na perda de tração. Podendo causar acidentes.

Dica 4. Nunca ignore a marca do Treadwear do seu pneu. Calibre seus pneus. Já falamos da importância desta medida:

Dica 5. Mantenha a calma, respeite a faixa. Em dias de chuvas é possível ver motoristas usando a faixa como guia, colocando o carro no meio. Não faça em hipótese alguma, isto diminui a possibilidade de outro fazer manobra defensiva, caso necessário. E caso aconteça a aquaplanagem, se desesperar é pior, apenas segure firme o volante e desacelere.

Dica bônus: Se tiver em uma rodovia, evite parar o acostamento. Em chuvas fortes, se tiver outro trafegando, não há como enxergar você parado.

História pessoal: quando criança lembro que estava viajando do estado de SP para o PR, chovendo moderadamente, meu pai dirigindo, em uma curva aberta, que pode ser feita sem desacelerar, um caminhão passou do lado contrário, o ar e água dele fez o nosso carro ir para fora da pista. Foi uma aquaplanagem forçada, a sorte que não tinha árvores, meu pai acelerou tudo que podia para ir na ribanceira do terreno para voltar à pista. Se freiasse, provavelmente eu não estava aqui para contar essa história.

 

Você conhece alguém que não sabe andar em chuva? Compartilhe esta matéria

E você, tem mais alguma dica? Conte-nos sua experiência!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Perto de Você!

Express Baterias Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.

Horário de Atendimento

Segunda a sexta Funciona 24h
Sábado Funciona 24h
Domingo e Feriados Funciona 24h

Desenvolvido por: Brunno Soares