Guia do que fazer quando o motor da moto não dá partida
Você vai sair de casa, ou do trabalho, você liga a chave e vai dar partida na moto, e nada. Você ouve apenas o motor de arranque. Veja o que você precisa fazer:
Verificar sistema elétrico
Se a chave girar e motor de arranque não estiver girando corretamente, pode ser a bateria. Se erstiver girando normalmente, verifique se as velas estão com faísca. Se não estiver, leve até a oficina mais próxima para consertar o sistema.
Para verificar a faísca:
tire a vela de ignição do motor e encaixe-a no cachimbo (supressor de ruído) ligado ao cabo da bobina;
usando luvas e botas de proteção, segure o cachimbo com um alicate isolado;
encoste a carcaça da vela (castelo metálico) no lado de fora do motor para o aterramento;
dê a partida (pelo botão de ignição ou pedal) e veja se a vela está produzindo faísca.
Checar o combustível
Se abasteceu, verificar se não há água na gasolina. Experimente abrir o tanque e balançar um pouco a moto para ver se consegue escutar o combustível dentro do tanque. O marcador de combustível pode estar marcando o nível de forma errada. Verifique também as mangueiras do combustível, se não estão avariadas ou vazando combustível.
Trocar Velas e cabo de vela
Em alguns relatos, há faísca, o motor de arranque está girando, mesmo assim a moto não pega. Pode ser o cabo de vela, que pode estar danificado e não mandando a voltagem necessária para a vela. Ou pode ser a vela, que não está produzindo uma centelha forte para a ignição. A dica é que a cada 10 mil km, troque a vela, independente da centelha verificada.
Limpe o Filtro de ar
Se o filtro de ar estiver sujo, pode não ter a passagem de oxigênio para a combustão. Não tente limpar o filtro de ar por conta, pois pode danificar o mesmo. Substitua-o na oficina ou loja de moto peças a cada 18 mil km.
Faça revisões regulares
Se não faz revisões periódicas e completas. Fazendo revisões regulares, dificilmente sua moto deixará de funcionar e você não vai ficar na mão, perdendo tempo, ou em alguns casos tendo que assumir um prejuizo desnecessário (uma entrega por exemplo).
E você, tem mais alguma dica? Conte-nos sua experiência!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *