fbpx

CORREIA DENTADA, QUANDO DEVO TROCAR?

O que é correia dentada: ela garante a abertura das válvulas e o sincronismo delas com o funcionamento dos pistões nos cilindros. Em outras palavras, é ela que garante que a válvula não estará dentro do cilindro quando o pistão estiver subindo para comprimir a mistura. Se isso acontece, empena as válvulas, pode furar a cabeça do pistão e até exigir a retífica do motor, quando não quebra o bloco ou entorta o cabeçote.

Depois de cuidados com pneus e óleo lubrificante, classifico o cuidado com correia dentada como o 3º item mais importante a se atentar. Essa importância é devido ao fato que se a correia se romper, pode acontecer os problemas que citei acima. Chegando ao ponto, inclusive de não compensar o conserto do carro, inutilizando-o.

E como saber a hora de trocar a correia dentada: em carros mais antigos, é possível identificar com trepidações, barulhos ou até um consumo elevado de combustível. Porém em carros modernos, as correias são mais resistentes e menos barulhosas, dificultando até para oficinas identificar o momento da troca.

Recomenda-se ler o manual do proprietário e seguir a risca o momento de troca da correia. Cada marca de correia tem sua própria data de vencimento, e em caso de prevenir com cautela, troque a correia a cada 100 mil km ou 4 anos, o que vier primeiro. Melhor gastar com uma correia, do que perder o carro. Como é um processo complexo, se você não tem curso de mecânica, pague o serviço. Se a troca for mal feita, o prejuizo será muito maior.

E você, tem mais alguma dica? Conte-nos sua experiência!

Não esqueça se houver algum problema no seu carro a Express Baterias tem Socorro 24h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Perto de Você!

Express Baterias Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.

Horário de Atendimento

Segunda a sexta Funciona 24h
Sábado Funciona 24h
Domingo e Feriados Funciona 24h

Desenvolvido por: Brunno Soares