fbpx

10 DICAS DE MANUTENÇÃO QUE FARÃO O SEU CARRO DURAR AINDA MAIS TEMPO

Realizar a manutenção no seu carro é um passo muito importante para garantir a durabilidade dos componentes mecânicos e, claro, manter a sensação de que o seu veículo acabou de sair da loja! Tente seguir sua programação e as dicas de manutenção a seguir sempre que for necessário.

A manutenção preventiva é a melhor atitude que você poderá ter pelo seu carro. Além de economizar dinheiro com reparos futuros vai conseguir aumentar significativamente a vida útil do seu automóvel. Dicas de manutenção como troca de óleo, verificação da pressão dos pneus, inspeções, conservação do motor e etc, são sempre informadas nas vistorias preventivas. Fique de olho!

Separamos aqui algumas dicas de manutenção que irão te ajudar a planejar sua programação mas, não se esqueça nunca de dar uma atenção especial ao manual, lá constam informações importantes sobre o seu carro. A Express Baterias vai te dar dicas para você melhorar a vida util do seu carro.

 

1–Sempre verifique o filtro de ar

Muitos problemas são causados por filtros de ar defeituosos ou pelo desgaste causado por eles. Essa dica não influencia apenas na saúde do seu carro, mas na sua também. A falta de manutenção nos filtros de ar causará problemas no seu ar-condicionado. Em geral, um veículo possui quatro filtros de troca periódica: o filtro de ar, o de combustível, o de óleo e o de ar condicionado.
Eles são descartáveis, fáceis e rápidos de substituir, além de acessíveis, mas também muito importantes.

Caso você tenha trocado o filtro de ar há pouco tempo, a dica é usar ar comprimido para limpar os resíduos.

 

2–Fique de olho nos fluidos e pressão dos pneus

Essa é uma das dicas de manutenção que nunca poderão ser ignoradas! Os fluidos são um dos principais componentes do seu carro e podem acabar sem que você perceba. Os pneus também merecem atenção extra, pois, com menos de 10 minutos, você consegue checar a calibragem em qualquer posto automotivo. O prazo ideal entre uma checagem e outra é de duas semanas.

Para verificar o oléo, basta abrir o motor enquanto ele estiver frio, retire a vareta medidora, limpe-a bem e retorne para o compartimento. Agora, quando você retirar novamente, notará que a mancha do fluido ficará marcada na vareta, determinando a quantidade de líquido que tem no motor. Aproveite para verificar o fluido da direção hidráulica e também se as mangueiras e correias apresentam sinais de desgaste. Depois de aquecer o carro, é hora de verificar o nível do fluido da transmissão.

 

3–Atenção a sua bateria

Para evitar qualquer tipo de contratempo, nunca ignore o sinal de bateria fraca no painel do seu carro. Verifique se há vazamentos ou qualquer acúmulo de minerais ao redor. Um pincel de limpeza pode ajudar a retirar esses resíduos. Faça isso sempre que necessário.

 

4–Revise sempre suas velas de ignição

Notou alguma diferença na performance do seu motor? Fique alerta, as suas velas de ignição podem não estar funcionando normalmente. Elas se desgastam facilmente com o passar do tempo e você pode nem perceber. Normalmente as velas duram em torno de 50mil km, podendo variar de modelo para modelo (informações mais precisas você encontra no manual do seu veículo).

 

5–Para-brisas e limpadores

Essa é uma das dicas de manutenção do seu veículo mais fáceis de pôr em prática. Consegue imaginar o tamanho do problema que um para-brisas sujo pode causar? Além de desconforto na hora de dirigir, a falta de limpeza regular é capaz até de provocar acidentes de trânsito. É essencial para uma condução segura que o motorista tenha a visão perfeitamente clara de onde está dirigindo. Além de provocar certa inconstância na direção, o acumulo de resíduos pode deteriorar a qualidade do vidro. Chegou a época de chuva? Revise também os limpadores, troque sempre que achar necessário. Limpadores desgastados podem causar arranhões no vidro e obstruir sua visão.

 

6–Troque sempre que necessário os Cintos de Serpentina

Verifique cuidadosamente suas correias de serpentina e se estão desgastadas. Caso esses cintos venham a falhar, podem causar danos aos outros dispositivos elevando muito o custo do reparo. É recomendada a troca a cada 100mil km mas, como sempre: verifique o manual do seu carro.

 

7–Verifique sempre os freios

Duas dicas de manutenção de freios essenciais: verifique sempre a cor do fluído, se estiver mais escuro (cor de borracha preta) é porque está na hora de trocar, e você deve substituí-lo completamente a cada dois anos. É importante trocar as borrachas do freio, você perceberá como a direção ficará mais suave.

 

8–Dirija com cuidado

A forma que você dirige interfere diretamente em como o seu carro está. Se você, por exemplo, tem o hábito de andar em alta velocidade a acionar os freios de maneira mais brusca as chances de algum mecanismo desgastar com mais agilidade é grande. Ao dirigir de forma inteligente você não está apenas cuidando da saúde do seu carro, mas também diminuindo gastos com combustível e garantindo mais segurança para você e seus eventuais passageiros.

 

9–Limpeza da parte externa do motor

Uma das dicas de manutenção que demos aqui é de como manter o motor funcionando internamente, certo? Agora, vamos falar da parte externa, que é tão importante quanto. Existem algumas opções especiais de “limpadores de motor” no mercado desenvolvidos especificamente para limpeza externa. Não use equipamentos agressivos como uma escova de aço, esse tipo de ferramenta pode danificar o motor e seus componentes.

 

10–Fique de olho nos faróis

Os faróis são considerados os melhores amigos daqueles que precisam ou preferem dirigir à noite. Então, não custa nada estar sempre atento e substituir quando for necessário. Outro ponto importante: esquecer os faróis ligados causa grandes danos a sua bateria e ao seu motor. Fique atento.

Parece muito, mas não é. Esse grande companheiro que te leva para todos os lugares merece atenção. Coloque em prática essas dicas de manutenção e em pouco tempo verá os resultados. Chegou a hora de melhorar o desempenho e extrair do seu carro as melhores performances.

E você, tem mais alguma dica? Conte-nos sua experiência!

Não esqueça se houver algum problema no seu carro a Express Baterias tem Socorro 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Perto de Você!

Express Baterias Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.

Horário de Atendimento

Segunda a sexta Funciona 24h
Sábado Funciona 24h
Domingo e Feriados Funciona 24h

Desenvolvido por: Brunno Soares